quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CARNAVAL CIDADÃO 2014


           A SECRETARIA DE JUVENTUDE, CULTURA, ESPORTE E LAZER, POR MEIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LORETO, GOVERNO CIDADÃO, ADMINISTRAÇÃO GERMANO COELHO, PREFEITO MUNICIPAL, ACERTAM OS ÚLTIMOS DETALHES PARA O CARNAVAL CIDADÃO 2014 NOS DIAS 01, 02, 03, E 04 DE MARÇO .
           A PREFEITURA MUNICIPAL ESTÁ DISPONIBILIZANDO  PARA OS FOLIÕES UMA SUPER ESTRUTURA DE SEGURANÇA, PALCO, SOM, ILUMINAÇÃO E GRANDES ATRAÇÕES MUSICAIS DE FORTALEZA-CE E DA BAHIA.
        " ESTAMOS PREPARANDO TUDO COM MUITO CARINHO PARA RECEBER AS FAMÍLIAS LORETENSES E VISITANTES. TEMOS CERTEZA QUE O ESPAÇO QUE PREPARAMOS FICARÁ COMPLETAMENTE LOTADO E QUE VAMOS PREPARAR UM GRANDE CARNAVAL, COM MUITA DIVERSÃO, ENTRETENIMENTO, LAZER, CONFORTO E SEGURANÇA. DISSE O PREFEITO GERMANO.
                   
            
             
             COMO É DE TRADIÇÃO A PREFEITURA DISPONIBILIZARÁ PARA OS BLOCOS TRADICIONAIS OS ABADÁS, TOTALMENTE GRÁTIS. A DISTRIBUIÇÃO OCORRE DE ACORDO COM O NUMERO DE COMPONENTES DOS BLOCOS INSCRITOS NO DEPARTAMENTO DE CULTURA, " ESSES ABADÁS IRAM DEIXAR A FESTA MAIS COLORIDA, OS MESMOS JÁ ESTÃO EM CLIMA DO MAIOR EVENTO NACIONAL ESTE ANO QUE É A COPA DO MUNDO 2014. AFIRMOU O SECRETÁRIO DE JUVENTUDE, CULTURA, ESPORTE E LAZER.

A PROGRAMAÇÃO DO CARNAL EM LORETO 2014 TERÁ INICIO COM UMA PRÉVIA NESTA SEXTA-FEIRA NO CLUBE MANGUEIRÃO, JÁ NO SÁBADO 1º DIA DO EVENTO, A GRANDE ATRAÇÃO É A BANDA TATUAGEM DE FORTALEZA-CE, QUE DEPOIS DE MUITOS ANOS VOLTA A CIDADE DE LORETO PARA ANIMAR OS FOLIÕES COM O RITMO QUE VEM INVADINDO OS CARNAVAIS " O FORRÓ ELÉTRICO".


         JÁ NA SEGUNDA-FEIRA A FESTA FICARÁ POR CONTA DA BAIANA ANNA CASTELO E DONAXÉ, UMA COMBINAÇÃO DE VOZ, RITMO, MELODIA E BATIDA DOS TAMBORES BAIANOS. A BANDA QUE VEM INOVANDO COM UMA PEGADA DE AXÉ CONTAGIANTE QUE VALORIZA AINDA MAIS A BATIDA PERCUSSIVA, E QUE PROMETE CONTAGIAR OS LORENTENSES NA 3ª NOITE DE CARNAVAL.





OUTRA GRANDE ATRAÇÃO BAIANA É A BANDA CIRCULOU QUE CHEGA PELA 1ª VEZ EM LORETO COM UMA GRANDE ESTRUTURA E TODO SWING CONTAGIANTE DA BAIANA E PROMETE MARCA O CARNAVAL EM LORETO ESTE ANO.




    SEGUNDO O DEPARTAMENTO DE CULTURA  10 BLOCOS ALTERNATIVOS SAIRÃO ESTE ANO, E UMA DAS MEDIDAS DE SEGURANÇA ESTE ANO É A PROIBIÇÃO DE BEBIDAS DE GARRAFA NO ESPAÇO PREPARADO PARA A FESTA.






quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA SEMANA PEDAGÓGICA 2014 EM LORETO


A semana pedagógica 2014 de Loreto, teve como objetivo dar inícios as atividades do ano letivo de 2014, além de reunir, orientar e formar professores e toda a equipe da rede municipal de educação do município de Loreto. Essa atividade, dar boas vindas e contribui para que o retorno às aulas seja um momento importante na vida do professor e do aluno e que o ato de ensinar vá além da transmissão de conhecimento, perpassando os muros da escola.


Nos dias 27 e 28 de Janeiro de 2014 as escolas abriram para receber suas equipes, as mesmas realizaram reuniões e dentro do possível iniciaram seus planejamentos, como também, organização da escola para o início do ano letivo. Dando continuidade, dia 29 de Janeiro, realizamos a abertura dos dias de formação, que se estendeu até 1º de Fevereiro de 2014, contando com a participação de todos os professores da rede de ensino municipal, como também, das equipes técnicas da secretaria de educação, totalizando 218 participantes, o evento contou com a assessoria pedagógica da Inove Tecnologias Educacionais.


              O prefeito municipal Germano Coelho, o vice prefeito Luiz Henrique a secretária de Educação Maria Stella Bringel o secretário de Infraestrutura Antonio Criolo e Edison Pinheiro representante da Inove Tecnologias Educacionais, compuseram a mesa de trabalho e solene, acompanhados da representação de cada profissional da educação (professor, coordenador e diretor). Dando a importância devida ao evento todos foram convidados a se colocarem em posição para a execução do hino nacional brasileiro.

Após as falas e cumprimentos da mesa de trabalho, continuamos com a Palestra “Aprendendo a Ser, a Conviver e a Fazer” com Muri Campos, Fortaleza-CE o qual permaneceu durante toda a manhã.


professores


A partir do dia 29 de Janeiro quarta-feira à tarde, até 1º de Fevereiro de 2014, as formações foram organizadas da seguinte forma:

Educação Infantil:
Com os professores do Ensino Infantil até 31 de Janeiro sexta-feira meio dia, trabalhou o formador Osvaldo Junior, de Fortaleza –CE.
 Trazendo a importância da Musicalidade na Educação Infantil, além da fundamentação teórica, o formador desenvolveu práticas metodológicas, submetendo os professores em vivências relacionada à temática abordada. A partir de 31 de Janeiro sexta-feira as 14:00h à 1º de Fevereiro sábado, trabalharam os formadores Amauri e Angela, de Imperatriz-Ma,  os mesmo trouxeram ao grupo de professores, atividades relacionadas ao Movimento e a Contação de história na Educação Infantil, sua importância, a metodologia adequada e as músicas ideais para desenvolver de forma saudável as aprendizagens significativas nessa fase peculiar da infância. Além de aportes teóricos os formadores desenvolveram oficinas de contação de história e fizeram os professores viver a experiência de movimentos adequados na relação de ensinar e aprender na Educação Infantil.    

Educação Fundamental I

Com os professores da Educação Fundamental I, que soma um momento importante na formação educacional do ser trabalhou a formadora Débora Mendes, de Fortaleza-CE, além das abordagens metodológicas relacionada às aprendizagens para esse momento em que se encontra a criança, a formadora também fez uma relação da importância das relações entre o eu e o outro e qual a relevância dessas relações para o processo do aprender.
 
Educação Fundamental II

Com os professores do Ensino Fundamental II, trabalhou a formadora Ayla Custódia de Fortaleza-CE, a abordagem feita pela Ayla, apresentou aos professores as várias formas que se dá a aprendizagem, além de ressaltar como se aprende, fator determinante para a relação do ensinar e aprender. A mesma inferiu algumas metodologias que deveriam ser utilizadas considerando a faixa etária desse nível de ensino. Para esse grupo considerou também as relações interpessoais as quais determinam muitas das vezes o ensinar e o aprender.

Educação de Jovens e Adultos

Com os professores de Jovens e Adultos, trabalhou a formadora Fátima Sobrinho, de Fortaleza –CE, a mesma apresentou aos professores os desafios do trabalho com esse público e ao mesmo tempo sua importância, trazendo e fazendo a relação do Pedagógico na Diversidade. A formadora desenvolveu metodologias que ao mesmo tempo vivenciadas por esse grupo de professores, pode ser contextualizada e colocadas para serem vivenciadas também com o público da educação de jovens e adultos.

Gestores e Coordenadores
 Com a equipe de Gestores e Coordenadores, trabalhou a formadora Sandra Carneiro, de Fortaleza-CE, entre as várias relações abordadas no fazer da Gestão e Coordenação, a formadora apresentou a importância desse fazer está bem claro no cotidiano, e qual o papel de cada sujeito nessa relação. Outro fator trazido como importante é a boa relação que deve ser estabelecida entre Gestores, Coordenadores e seus coordenados, essa relação deve ser pautada com muito respeito, autoridade e ternura. Dessa forma garantindo um ambiente adequado para a aprendizagem.



Secretária Stella Bringel

Etapas a serem Realizadas
Dando continuidade às atividades dessa semana as equipes de serviço das escolas (Vigias, Secretárias Escolares, Zeladoras e Merendeiras). Participarão de uma formação com o tema: O Trabalho e Eu: Qual a sua Catedral? No dia 22 de fevereiro de 2014. A mesma terá como formadoras Elieusa Filgueiras e Larissa Stefani Costa, Coordenadora e Nutricionista do município de Loreto-Ma, as mesmas pretendem abordar a relação que se faz entre o eu e o trabalho e como é desempenhado esse trabalho no cotidiano da escola.



Conclusão
Acreditamos ter sido um grande evento educacional para a rede de ensino de Loreto-Ma, não só um evento, mas um momento de grandes aprendizagens, o nível das formações ali desenvolvidas e o envolvimento apresentado pelos professores da rede municipal, representaram a qualidade e a grandeza desse momento. Pontuamos como fator relevante para o início do ano letivo, atividade dessa natureza, que além da valorização dos profissionais da educação, desenvolve aprendizagens e motiva as equipes para um bom começo de ano, despertando para a importância do aprender e do ensinar.

Prefeito Germano entrega premiação aos participantes




terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL INICIA CURSOS DO PRONATEC-SENAC


  

           A Prefeitura Municipal de Loreto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, em parceria do o Governo Federal, inicou nesta segunda-feira os cursos do PRONATEC-SENAC.
  A cerimônia de abertura aconteceu no Centro Administrativo Nossa Senhora do Coco da Aparecida, com a presença do Prefeito Municipal, a  Vereadora Josivane (PT), os Secretários: Antônio Criolo, Stella Bringel e Luiz Martins Rego, o Direto do Hospital, Fernando, o Gerente do Banco do Brasil, o Sr. Edécio, e os presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Sindicatos dos Professores.




O Coordenador Municipal do PRONATEC-SENAC, o Sr. Hildimar acolheu os alunos inscritos nos cursos e o público em geral, em suas palavras lembrou como o Programa funciona, destacando o tempo de duração, direitos e deveres dos alunos. -" Quero lembrar que o PRONATEC é um programa do Govenro Federal, mas quero destacar o compromisso e a dedicação do Prefeito Germano a da Secretária Glaucia Martins, que não mediram esforços para que esse momento podesse está acontecendo hoje aqui no municipio de Loreto". Disse o Coordenador.


Coordenador municipal do PRONATEC-SENAC

O Prefeito Germano Coêlho em seu pronunciamento, comprimentou a mesa, e antes de deixar sua mensagem de incentivo aos alunos, agradeceu o esforço de todos os funcionários da secretaria municipal de Assistência Social, destacando o compromisso e a dedicação da Secretária Glaucia Martins no desenvolvimento de programas e ações em prol da população do municipio de Loreto. 
"- Vejo aqui hoje a expressão de felicidade no rosto de cada um desses alunos, também fico feliz por que aqui estão muitos jovens, donas de casa, mães de familia...A Administração "Governo Cidadão" está abrindo caminho para que vocês possam se qualificar para o mercado de trabalho, por que só com a qualificação profissional é que podemos sair na frente em busca de um emprego digno, e consequêntimente ter uma vida social mais justa". Frizou Germano.


PREFEITO GERMANO COELHO

O Prefeito Germano ainda lembrou que  os cursos de manicure, pedicure, e artezenato em pintura em tecido do PRONATEC vão dar oportunidade também para os profissionais filhos da terra que ministarão aulas como: Português, matemática, introdução no mercado de trabalho, etc...Segundo o Prefeito o PRONATEC ainda vai dar uma bolsa para os alunos. -" O Governo Federal vai dar um encentivo em dinheiro, que poderá ser sacado nas agências dos correios com o CPF do titular, dependo da sua frequência, o importante agora é o comprometimento de vocês com o curso, para que vocês possam se qualificar para o mercado de trabalho, e também para que vocês possam trabalhar por conta própria". Concluio Germano.
     
            Os cursos em sua primeira etapa será ministrado por profissionais da cidade de Loreto, ás aulas serão na escola municipal Tiradentes.


Prefeito Germano e os Professores que iniciarão as aulas 
Funcionários Da Secretaría de Assistêcia Social



Gerente do Banco do Brasil: recem chegado em Loreto, Agradeceu a hospitalidade dos loretenses.


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

SECRETARÍA DE ESPORTES INICIA CAMPEONATO DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS: AMADOR, JUVENIL E VETERANOA

A competição tem 32 equipes, reunindo mais de 480 atletas.

PREFEITO GERMANO COÊLHO COM OS SECRETÁRIOS: ANTONIO CRIOLO, STELLA BRINGEL, ANA MARIA E MANOEL MESSIAS; A VEREADORA JOSIVANE (PT); O EX-PREFEITO CARLOS AUBERTO; O DIRETO DO HOSPITAL FERNANDO; O DIRETOR DE ESPORTES FÉLIX GOMES E O DIRETOR DE JUVENTUDE MARCIO DEYLAM

        A Prefeitura Municipal de Loreto, Adm. Governo cidadão, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, deu início, no ultimo final de semana, aos jogos de abertura do Campeonato Loretense de Futebol, nas categorias Amador, juvenil e veterano.


TIMES RECEBENDO OS CUMPRIMENTOS DO PREFEITO GERMANO

Na cerimônia de abertura, o Prefeito Germano Coelho cumprimentou os atletas e o público que lotou as arquibancadas do Estádio Municipal Binezão. “-Estamos iniciando hoje um evento que pretende incentivar a prática do esporte entre os jovens do município e ainda servir como meio de socialização, interação e educação, esporte é saúde, é lazer, esporte é vida”. Destacou o Prefeito Germano.
       A abertura da competição aconteceu, às 16h, de forma simultânea no Estádio Binezão e Campo de Futebol no Bairro Santa Fé. Representantes da Administração Municipal deram o pontapé inicial de cada uma partidas da 1ª rodada.

        O  Secretário de Esportes, Manoel Messias, na ocasião, comentou que o futebol é uma forma de aproximar as pessoas e também proporciona momentos de bem estar social, descontração e lazer. –“iniciativas como esta são muito importantes, pois incentivam a prática de esportes e podem revelar novos talentos”. Afirmou o Secretário.

       Segundo o Coordenado pelo Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, o Campeonato tem 32 equipes nas categorias, Amador, Juvenil e Veterano, distribuídas em três chaves: Sede do município, Ilha de Balsas  e Distrito Buritirana, e está envolvendo mais 480 atletas. As partidas acontecem sempre aos fins de semana, no Estádio Binezão e Campo de Futebol no Bairro Santa Fé, e foram definidas através de sorteio, realizado na sede da Secretaria.

        Na partida de abertura destaque para os Times: Bragantino atual campeão do torneio que venceu o time da Água Alva por 2 X 0; e o Cruzeiro que goleou o Japonês por 7 X 2, na artilharia do campeonato destaque para o Jogador  Ribinha que marcou 3 gols na primeira partida. As finais do Campeonato de Futebol Loretense, estão dentro da programação do aniversário da Cidade, dia 29 de março. 
        


sábado, 1 de fevereiro de 2014

FINAL DO CAMPEONATO DO PROJOVEM

INSTRUTOR FÉLIX E ATLETA
     A SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL, EM PACERIA COM A SECRETARIA DE ESPORTES DE LORETO, REALIZOU HOJE DIA 01 DE FEVEREIRO, O CAMPEONATO DE FUTSAL DO PROGRAMA PROJOVEM. OS JOGOS FORAM REALIZADO NO GINÁSIO POLIESPORTIVO DO MUNICIPIO, E ACOMPANHADO  PELO O  INSTRUTOR DO PROJOVEM,  O SR.  FELIX NEGAS.
       O EVENTO E AS PREMIAÇÕES TEVE PARCERIA DO  PREFEITO MUNICIPAL, GERMANO COELHO, ADMINISTRAÇÃO "GOVERNO CIDADÃO".