quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA SEMANA PEDAGÓGICA 2014 EM LORETO


A semana pedagógica 2014 de Loreto, teve como objetivo dar inícios as atividades do ano letivo de 2014, além de reunir, orientar e formar professores e toda a equipe da rede municipal de educação do município de Loreto. Essa atividade, dar boas vindas e contribui para que o retorno às aulas seja um momento importante na vida do professor e do aluno e que o ato de ensinar vá além da transmissão de conhecimento, perpassando os muros da escola.


Nos dias 27 e 28 de Janeiro de 2014 as escolas abriram para receber suas equipes, as mesmas realizaram reuniões e dentro do possível iniciaram seus planejamentos, como também, organização da escola para o início do ano letivo. Dando continuidade, dia 29 de Janeiro, realizamos a abertura dos dias de formação, que se estendeu até 1º de Fevereiro de 2014, contando com a participação de todos os professores da rede de ensino municipal, como também, das equipes técnicas da secretaria de educação, totalizando 218 participantes, o evento contou com a assessoria pedagógica da Inove Tecnologias Educacionais.


              O prefeito municipal Germano Coelho, o vice prefeito Luiz Henrique a secretária de Educação Maria Stella Bringel o secretário de Infraestrutura Antonio Criolo e Edison Pinheiro representante da Inove Tecnologias Educacionais, compuseram a mesa de trabalho e solene, acompanhados da representação de cada profissional da educação (professor, coordenador e diretor). Dando a importância devida ao evento todos foram convidados a se colocarem em posição para a execução do hino nacional brasileiro.

Após as falas e cumprimentos da mesa de trabalho, continuamos com a Palestra “Aprendendo a Ser, a Conviver e a Fazer” com Muri Campos, Fortaleza-CE o qual permaneceu durante toda a manhã.


professores


A partir do dia 29 de Janeiro quarta-feira à tarde, até 1º de Fevereiro de 2014, as formações foram organizadas da seguinte forma:

Educação Infantil:
Com os professores do Ensino Infantil até 31 de Janeiro sexta-feira meio dia, trabalhou o formador Osvaldo Junior, de Fortaleza –CE.
 Trazendo a importância da Musicalidade na Educação Infantil, além da fundamentação teórica, o formador desenvolveu práticas metodológicas, submetendo os professores em vivências relacionada à temática abordada. A partir de 31 de Janeiro sexta-feira as 14:00h à 1º de Fevereiro sábado, trabalharam os formadores Amauri e Angela, de Imperatriz-Ma,  os mesmo trouxeram ao grupo de professores, atividades relacionadas ao Movimento e a Contação de história na Educação Infantil, sua importância, a metodologia adequada e as músicas ideais para desenvolver de forma saudável as aprendizagens significativas nessa fase peculiar da infância. Além de aportes teóricos os formadores desenvolveram oficinas de contação de história e fizeram os professores viver a experiência de movimentos adequados na relação de ensinar e aprender na Educação Infantil.    

Educação Fundamental I

Com os professores da Educação Fundamental I, que soma um momento importante na formação educacional do ser trabalhou a formadora Débora Mendes, de Fortaleza-CE, além das abordagens metodológicas relacionada às aprendizagens para esse momento em que se encontra a criança, a formadora também fez uma relação da importância das relações entre o eu e o outro e qual a relevância dessas relações para o processo do aprender.
 
Educação Fundamental II

Com os professores do Ensino Fundamental II, trabalhou a formadora Ayla Custódia de Fortaleza-CE, a abordagem feita pela Ayla, apresentou aos professores as várias formas que se dá a aprendizagem, além de ressaltar como se aprende, fator determinante para a relação do ensinar e aprender. A mesma inferiu algumas metodologias que deveriam ser utilizadas considerando a faixa etária desse nível de ensino. Para esse grupo considerou também as relações interpessoais as quais determinam muitas das vezes o ensinar e o aprender.

Educação de Jovens e Adultos

Com os professores de Jovens e Adultos, trabalhou a formadora Fátima Sobrinho, de Fortaleza –CE, a mesma apresentou aos professores os desafios do trabalho com esse público e ao mesmo tempo sua importância, trazendo e fazendo a relação do Pedagógico na Diversidade. A formadora desenvolveu metodologias que ao mesmo tempo vivenciadas por esse grupo de professores, pode ser contextualizada e colocadas para serem vivenciadas também com o público da educação de jovens e adultos.

Gestores e Coordenadores
 Com a equipe de Gestores e Coordenadores, trabalhou a formadora Sandra Carneiro, de Fortaleza-CE, entre as várias relações abordadas no fazer da Gestão e Coordenação, a formadora apresentou a importância desse fazer está bem claro no cotidiano, e qual o papel de cada sujeito nessa relação. Outro fator trazido como importante é a boa relação que deve ser estabelecida entre Gestores, Coordenadores e seus coordenados, essa relação deve ser pautada com muito respeito, autoridade e ternura. Dessa forma garantindo um ambiente adequado para a aprendizagem.



Secretária Stella Bringel

Etapas a serem Realizadas
Dando continuidade às atividades dessa semana as equipes de serviço das escolas (Vigias, Secretárias Escolares, Zeladoras e Merendeiras). Participarão de uma formação com o tema: O Trabalho e Eu: Qual a sua Catedral? No dia 22 de fevereiro de 2014. A mesma terá como formadoras Elieusa Filgueiras e Larissa Stefani Costa, Coordenadora e Nutricionista do município de Loreto-Ma, as mesmas pretendem abordar a relação que se faz entre o eu e o trabalho e como é desempenhado esse trabalho no cotidiano da escola.



Conclusão
Acreditamos ter sido um grande evento educacional para a rede de ensino de Loreto-Ma, não só um evento, mas um momento de grandes aprendizagens, o nível das formações ali desenvolvidas e o envolvimento apresentado pelos professores da rede municipal, representaram a qualidade e a grandeza desse momento. Pontuamos como fator relevante para o início do ano letivo, atividade dessa natureza, que além da valorização dos profissionais da educação, desenvolve aprendizagens e motiva as equipes para um bom começo de ano, despertando para a importância do aprender e do ensinar.

Prefeito Germano entrega premiação aos participantes




Nenhum comentário:

Postar um comentário